A garota que você deixou para trás

20170911_223648

Na França, em 1916, Sofhie Lefėvre precisa manter a família em segurança enquanto seu adorado marido, Édouard, luta no front na Primeira Guerra. Quando ela é obrigada a colaborar com os oficiais alemães, sua casa se torna foco de terríveis conflitos. E, no momento em que o comandante da ocupação descobre um retrato de Sophie pintado por Édouard, tem início um complicado jogo de interesses, que vai levar a jovem a tomar uma decisão arriscada. Nos anos 2000, em Londres, o retrato de Sophie ocupa uma parede na casa de Liv Halston: um presente dado por seu marido pouco antes que ele moresse. Um encontro inesperado revela o verdadeiro valor daquela pintura e sua tumultuada trajetória. Uma história que está prestes a vir à tona e vai virar a vida de Liv de cabeça para baixo.

  • Autora: Jojo Moyes
  • Editora: Intrínseca
  • Páginas: 384
  • Ano: 2012

Resenha: 1916, França, Primeira Guerra Mundial. Sophie, seus irmãos e sobrinhos  tentam sobreviver em meio à guerra. Ela tinha uma boa vida antes da guerra começar, mas agora eles mal conseguem se sustentar. O marido de Sofhie, Édouard, foi enviado para lutar, deixando Sofhie e sua irmã Hélène para cuidar do antigo hotel da família, o Le Coq Rouge, que já foi ótimo, mas agora mal consegue servir uma xícara de café decente. A cidade é invadida pelos alemães, e o comandante escolhe o comércio de Sofhie para servir refeições aos militares. Sofhie possui um quadro no seu estabelecimento, uma pintura chamada “A garota que você deixou para trás”, feita pelo seu marido, á qual retrata ela mesma, com uma vivacidade que encanta o comandante alemão. Sofhie não tem mais o vigor e nem felicidade que o quadro retrata.

Foi então que me dei conta de que ele estava olhando para o quadro. Fui invadida por um medo súbito, lembrando-me das palavras de minha irmã. O quadro parecia subversivo, sim, suas cores muito vivas no pequeno bar sem vida, a garota obstinada e confiante. Ela parecia, eu via agora,  quase como se estivesse zombando deles.

Página: 39

O comandante sempre encontra uma desculpa, para olhar a pintura, se aproximar e conversar com Sophie. Os vizinhos não vêem essa relação com bons olhos e começam a  confrontar Sofhie e sua família, acusando-os de estarem ajudando os alemães. Sofhie vê uma oportunidade de não deixar os alemães zangados e tentar trazer o marido de volta, mesmo que isso custe a sua reputação. Sofhie enfrenta os próprios medos e receios em troca de TALVEZ, reencontrar Édouard.

20170911_224332.jpg

Muitos anos se passam, estamos em 2006, e o quadro “A garota que você deixou para trás”, está em Londres na casa de Liv Halston.  Fora um presente deixado pelo seu marido David, antes de morrer. Liv mora em uma linda casa com paredes de vidros e teto retrátil, projetada pelo falecido marido. A pintura que o marido tanto amava, está em uma parede num lugar de destaque. Os herdeiros de Édouard, entram em contato com Liv para reivindicar a posse da obra, pois segundo eles, o quadro foi roubado pelos alemães durante a guerra. Todos os mistérios a respeito do quadro são explicados num tribunal judicial, e aí nós conhecemos os dois lados da história.

20170911_224846

Tem muitos livros que eu leio e acabo me decepcionando com o final, mas não foi o caso desse. Se eu tivesse a chance de reescrever o final, não mudaria nada, para mim foi perfeito. Gostaria que houvesse continuação porque o livro é muito bom e com certeza essa obra está na minha lista de favoritos. Esse livro fala de perseverança, esperança e de lutar por aquilo que amamos. Em alguns momentos do livro, perdemos a esperança e a fé na humanidade, mas o livro tem um final surpreendente, que me encantou. Com toda a certeza vou fazer uma releitura dessa obra.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s