O Que Há de Estranho em Mim

20170831_145833

Ao internar a filha numa clínica, o pai de Brit acredita que está ajudando a menina, mas a verdade é que o lugar só lhe faz mal. Aos 16 anos, ela se vê diante de um duvidoso método de terapia, que inclui xingar as outras jovens e dedurar as infrações alheias para ganhar a liberdade. Sem saber em quem confiar e determinada a não cooperar com os conselheiros, Brit se isola. Mas não fica sozinha por muito tempo. Logo outras garotas se unem a ela na resistência àquele modo de vida hostil. V, Bebe, Martha e Cassie se tornam seu oásis em meio ao deserto de opressão. Juntas, as cinco amigas vão em busca de uma forma de desafiar o sistema, mostrar ao mundo que não têm nada de desajustadas e dar fim ao suplício de viver numa instituição que as enlouquece.

  • Autora: Gayle Forman
  • Editora: Arqueiro
  • Páginas: 224
  • Ano: 2016

#Resenha: Brit é uma jovem de 16 anos, um tanto rebelde, tem tatuagens no corpo, piercings, cabelos coloridos  e faz parte de uma banda que se apresenta de madrugada. O pai e a madrasta não toleram seu comportamento, principalmente o fato de chegar em casa tarde da noite. Mas nem sempre foi assim. Os pais a criaram com muito amor, mas a mãe teve problemas de saúde e foi diagnosticada com esquizofrenia. Brit via o sofrimento do pai e o quadro de saúde da mãe só se agravava, até que a mãe desaparece. Passado algum tempo, o pai resolve constituir uma nova família, mas a menina odeia a madrasta, á qual ela gentilmente chama de Monstra. O pai de Brit resolve interna-lá numa instituição para adolescentes problemáticos, a Red Rock, conhecida por CONSERTAR jovens em casos de rebeldia como o de Brit. Porém o que ninguém desconfia, é que essa clínica trata os seus internos em condições longe de ser adequadas a qualquer ser humano, com xingamentos e maus tratos. Os adolescentes ao invés de melhorarem, ficam ainda piores. Eles usam métodos de xingamentos uns contra os outros, fazendo com que as internas se odeiem entre si.

20170831_145625

As internas vão subindo de nível conforme obedecem e são obrigadas a dedurar as outras internas. Conforme sobem de nível os adolescentes vão ganhando algumas regalias, mas se forem pegos fazendo algo que se oponha ao sistema, automaticamente regridem de nível. Brit se recusa a obedecer as regras e a participar dos xingamentos em grupo, e acaba se isolando. Logo ela faz amizade com outras garotas também dispostas a não cumprir ordens e tentar burlar o sistema. As cinco amigas terão um longo caminho até que possam mostrar ao mundo a verdade sobre a clínica, pois ninguém acredita na palavra delas. Terão de arranjar um jeito de provar que as condições da instituição são sub humanas.

20170831_145251

Gayle Forman tocou num assunto muito interessante nesse livro: o comportamento adolescente. Muitas vezes consideramos os adolescentes rebeldes, e de fato, em diversos momentos, eles têm uma maneira inadequada de agir. Mas nunca devemos esquecer que eles são seres humanos, com medos,  dúvidas e receios. Então precisamos ter respeito, dar atenção, compreender, ouvir, pois na maioria das vezes é tudo o que eles precisam. Claro que existe casos de adolescentes que realmente precisam de ajuda de profissionais capacitados, mas é muito triste saber que apesar da história do livro ser ficção, foi baseado em fatos reais, conforme nota da autora no final do livro. Adorei o livro, devorei ele em pouco tempo. A escrita é bastante envolvente e o final tem um desfecho que me satisfez.

Anúncios

4 comentários em “O Que Há de Estranho em Mim

  1. Esse foi um livro que mexeu comigo, gostei como a protagonista teve a ideia e a coragem de enfrentar tudo e mudar a situação.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s