Nada mais a perder

 

20170710_211243

Uma mulher está viajando de Cambridge para a London Street quando o trem faz uma longa parada dentro de um túnel _ tempo suficiente para, na saída, em meio à claridade, ela ter um vislumbre de uma cena ao mesmo tempo descolada e sublime: numa rua de pedras, em meio à paisagem urbana, uma menina está de braço erguido, com uma vara na mão, e sob seu comando um magnífico cavalo recua elegantemente, empinado sobre as patas traseiras. A mulher é Natasha, a advogada cuja vida parece ter se estagnado em um nó impossível de desatar. A menina é Sarah, a meta prodígio de um ex-astro do hipismo que, de repente, se vê sozinha no mundo a não ser por seu cavalo. As duas não sabem, mas aquela impressionante visão é apenas o prenúncio de um encontro que mudará para sempre suas vidas.

  • Autor: Jojo Moyes
  • Editora: Intrínseca
  • Paginas: 400
  • Ano: 2016

Resenha: O livro se inicia contando sobre Henry Lachapelle que quando jovem participou de uma importante academia para cavaleiros Francesa, a Le Cadre Noir, ele se apaixonou e mudou-se para a Inglaterra, onde se casou. Seu sonho era voltar à França com a família, mas alguns contratempos o impediram. Já com certa idade, ele vive com sua neta em um pobre conjunto habitacional em Londres, eles vivem uma vida simples, sem muitas regalias, pois o dinheiro é contado. Perto de onde moram, há um estábulo, onde eles deixam o seu cavalo Boo. Henry treina Sarah ali perto em um parque, para que a menina possa conseguir o mesmo feito que ele executava na famosa academia, e os dois possam voltar para a França e ter uma vida melhor. O treinamento é puxado, Lachapelle é um homem rigoroso, mas a menina não se importa. Ela tem apenas 14 anos, vive uma vida muito diferente dos outros adolescentes, mas ela ama o que faz e não trocaria isso por nada. O avô acaba tendo problemas de saúde e vai parar em um hospital, e Sarah se vê sozinha e perdida no mundo, mas mesmo apesar da pouca idade, ela dará um jeito de cuidar de si mesma e do seu cavalo, e também de continuar treinando para que o sonho deles seja realizado.

“Por dois dias, Sarah foi um exemplo de obediência. Permitiu que Mac a acompanhasse até a sala de aula, apesar de se sentir muito ressentida, e estava no portão da escola, arrastando os sapatos, quando ele chegava para busca-la. Mas o bom dos adolescentes, pensou Mac, é que se achavam mais espertos do que todo mundo. E Sarah não era exceção.”

Página: 138

Por outro lado, tem Natasha, advogada, divorciada que representa jovens e crianças envolvidas em crimes. Quando Sarah cruza o seu caminho, a advogada acolhe a menina temporariamente e divide a guarda com seu ex marido Mac, pelo qual ainda é apaixonada. Sarah passa a morar na casa do ex-casal, mas não obedece muito as regras e eles logo percebem que existe algo de errado com a menina. Eles nao atendem a importância que Boo tem para Sarah e como ela necessita do treinamento diário com seu cavalo. Natasha e Mac acabam entrando em conflito com Sarah muitas vezes, e a garota se fecha e não conta para eles toda a verdade. E essa falta de confiança levará Sarah para muitos problemas e o casal passará por maus pedaços para resolve-los.

Esse livro confesso que achei meio cansativo no começo, até que as vidas dos personagens começam a se fundir e fazer sentido. Sarah é a personagem principal, tem uma força incrível, porque depois de tudo que ela passa, continua com coragem de seguir em frente e tentar realizar seu sonho. Depois de ler a história dela eu pensei: ela tem só 14 anos, e teve coragem que muitos adultos não tem. Natasha e Mac estão em processo de separação, mas ao mesmo tempo nenhum dos dois parece querer que isso aconteça, mas também nenhum dos dois tem coragem de dizer, pelo menos não em voz alta. Quando Sarah chega na vida deles, apesar de todos os problemas que a garota traz, ela também pode ser a salvação para ambos. Espero que vocês deem uma chance para o livro, porque a história é apaixonante.

Deixem aqui nos comentários o que vocês acharam do livro.

Adquira esse livro na loja Amazon

Anúncios

Um comentário em “Nada mais a perder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s